A Cabala e os Números - Mistério da Trindade.
- Lî Sotêr
- 19 de set. de 2015
- 2 min de leitura

Deus criou todas as coisas com números, medida e peso. Por isso, dizem os cabalistas que cada número contém um mistério e um atributo que se refere a Divindade ou a alguma inteligência.
Tudo que existe na natureza forma uma Unidade pelo encadeamento de causa e efeitos, que se multiplicam ao infinito; e cada uma destas causas refere-se a um número determinado.
A Unidade é a primeira causa, o princípio criador dos números; é o ponto de que geram as linhas.
Sendo só, a Unidade não pode produzir; para isto é necessário que se oponha a si mesma, que se desdobre: assim se obtém Dois, o número binário. Um é ativo, dois é passivo. Um é Deus, dois a Natureza. Um é o homem, dois é a mulher. Um é o ser, dois é o reflexo. Um é a energia absoluta, dois é a oposição, a divisão.
O Dois não existe por si só; é o reflexo da Unidade.
Assim, a Natureza é o reflexo de Deus, e a mulher o reflexo do Homem.
Da união da unidade e da dualidade nasce o terceiro princípio: O Três, o ternário, que é neutro.
Três - “Este número é o fim e a expressão do amor - dizem os cabalistas- porque é o nó misterioso que une o ativo com o passivo, o homem com a mulher; é o filho que participa do pai e da mãe, sem ser nenhum deles.”
Três é o número da forma: - Não pode existir corpo sem as três dimensões (comprimento, largura e profundidade). Não é possível ação alguma sem haver três condições: o sujeito que age, o objeto em que se reflete a ação, e o agir.
Em todas as épocas, em todas as nações, em todos os cultos, encontramos a Trindade. Os chineses a constituem de Céu, Terra e Homem: os hindus, de Brama (Criador), Visnu (Conservador) e Siva (transformador). Os egípcios, de Osíris (o Pai Celeste), Ísis (a Mãe celeste) e Horo (o filho). Os romanos de Júpiter, Juno e Vulcano. Os cristãos de Pai, Filho e Espírito Santo. A Cabala forma a trindade das três primeiras sephiroth; Kheter (Coroa), Chokmah (Sabedoria) e Binah (Inteligência).
Gostou?
Continuaremos com a explicação das sequencias numéricas nas próximas publicações.
Não perca e até a próxima!
Comentários